Qual a Importância da Doação de Sangue?

O sangue é o principal transportador de substâncias para os órgãos e tecidos do corpo, e nele também se concentra grande parte das informações imunológicas que oferecem defesa natural ao organismo – por isso, a transfusão de sangue é de extrema importância para salvar a vida de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual de doadores de sangue em um país corresponda de 3,5% a 5% de sua população total. Entretanto, o índice de doadores regulares no Brasil não ultrapassa os 2%.

Uma única doação de sangue carrega o poder de salvar outras 4 vidas em situação de risco, pois o material coletado é separado em diferentes hemocomponentes (concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias, plasma e crioprecipitado) que podem ser utilizados para tratar diferentes quadros clínicos.

Sua doação representa a esperança de pessoas em condições delicadas de saúde. Vítimas de acidentes de trânsito ou de grandes queimaduras, pacientes com câncer, pessoas submetidas a cirurgias de médio e grande porte ou que passaram por hemorragias, hemofílicos e anêmicos são alguns dos beneficiados pela doação de sangue.


Condições para Doação?

Apresentação obrigatória de um documento oficial com foto;
Ter entre 18 e 69 anos;
Pesar mais de 50kg;
Ter boa saúde e boa condição física;
Não estar grávida ou amamentando;
Não estar resfriado;
Não ter historia de doença transmissível pelo sangue (Hepatite, Doença de Chagas, Sífilis, Aids e portadores do vírus HTLV I e II);
Não ter recebido imunização (vacina) recente;
Não fazer uso de drogas;
Não ter feito tatuagem e/ou piercing há menos de 12 meses;
Ter dormido bem à noite;
Não doar em jejum;
Não ter comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
Não comer no dia da doação alimentos gordurosos tais como: manteiga, queijo, margarina;
Outras condições serão avaliadas, individualmente, na triagem antes da doação;
Intervalo para doação: Mulheres três vezes por ano, com intervalo de 90 dias entre as doações. Homens quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre as doações.